Causas da febre dos fenos e como afecta os seus olhos

A febre dos fenos, ou "rinite alérgica sazonal", afeta milhões de adultos e jovens todos os anos. Os sintomas são causados pela reação alérgica do corpo aos pólens aéreos que são particularmente predominantes nos meses de primavera. 



Embora os sintomas possam variar de um indivíduo para outro, espirros constantes e corrimento nasal estão entre os mais comuns. Comichão e irritação ocular são outros sintomas muito comuns que provocam grande desconforto e perturbação àqueles que sofrem com a febre dos fenos. Felizmente, existem alguns passos que pode seguir para conseguir lidar e tratar todos esses sintomas.

O que está a causar comichão ocular?


Como qualquer reação alérgica, a febre dos fenos é provocada pela reação do corpo a uma substância considerada prejudicial. Um dos mais comuns é o pólen das ervas. No entanto, alguns doentes também falam das alergias ao pólen das árvores e ao pólen das ervas daninhas. Estes pólens podem ser mais comuns em épocas do ano específicas, e podem mesmo variar de intensidade de dia para dia. Se sofre de febre dos fenos, é importante verificar a quantidade de pólen que existem no ar todas as manhãs antes de começar o seu dia, para que possa estar preparado, caso seja necessário.

Para aqueles que sofrem de febre dos fenos, a irritação ocular é causada pela histamina que é libertada no corpo quando este entra em contato com substâncias como o pólen. Embora este seja essencialmente o mecanismo de defesa do corpo, infelizmente, esta histamina provoca irritação ocular - comichão, vermelhidão e olhos lacrimejantes.

Como posso controlar os meus sintomas?


Infelizmente, tanto a febre dos fenos como a comichão nos olhos são normalmente associadas à primavera. Embora possa ser tentador ficar simplesmente dentro de casa, há muitas medidas que pode tomar para gerir os seus sintomas de forma a que possa desfrutar da primavera sem a perturbação e o desconforto da comichão nos olhos.

Proteger os olhos


Por vezes, a prevenção é o melhor remédio. 


Limpar os olhos


Quando vem do exterior, pode trazer fragmentos de pólen consigo, tanto na sua pele como nas suas roupas. Tome um banho para limpar o seu corpo e cabelo de qualquer pólen, mude para uma roupa fresca e limpe os olhos com colírio. É por isso que as gotas Optrex são ideais para isso.

Febre dos fenos e lentes de contacto


Usar lentes de contato pode ser algo desconfortável uma vez que as lentes podem provocar secura ocular. Se adicionar a febre dos fenos a essa equação, a situação pode tornar-se ainda mais desconfortável. Se possível, evite o uso de lentes de contato pela manhã ou em dias em que a quantidade de pólen no ar é particularmente alta. Pode também ser boa ideia usar óculos de prescrição durante certas atividades como cortar a relva, fazer jardinagem ou caminhar numa área com muitas árvores. Se precisar de algum alívio rápido, experimente colírios que possam ser usados com lentes de contacto.